PARA MUDAR A HISTÓRIA, DEUS USA SEUS SERVOS

“Então, Elias, o tesbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Tão certo como vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, nem orvalho nem chuva haverá nestes anos, segundo a minha palavra. Veio-lhe a palavra do Senhor, dizendo: Retira-te daqui, vai para o lado oriental e esconde-te junto à torrente de Querite, fronteira ao Jordão. Beberás da torrente; e ordenei aos corvos que ali mesmo te sustentem. Foi, pois, e fez segundo a palavra do Senhor; retirou-se e habitou junto à torrente de Querite , fronteira ao Jordão.”(1 Reis 17: 1-5)

Nós geralmente não gostamos de pessoas que nos dizem verdades duras sobre nós mesmos. Hoje, Abraão Lincoln  é reverenciado como um dos maiores presidentes norte-americanos, mas em sua época ele foi vilipendiado (desprezado) e odiado por muitos por dizer verdades dolorosas. Martin Luther King Jr. disse duras verdades sobre o racismo e a segregação, e algumas pessoas o odiaram por isso. Nelson Mandela foi preso por sua posição profética sobre o apartheid.  Se Isaias, Jeremias ou Amós vivessem hoje e dissessem o que disseram no passado, nós provavelmente não o admiraríamos como hoje o admiramos. Esta é a natureza da verdade  dolorosa; ela parece melhor em retrospecto

Após séculos ou mesmos décadas, fica mais fácil nos enganarmos, pensando que uma mensagem não se dirigia a nós, do que se agirmos a partir dela. Mas se ouvirmos as palavras de Deus e as aplicarmos a nós mesmos, Deus nos ajudará a mudar.   A abertura à verdade de Deus abre a porta à mudança. (Leitura – no cenáculo de23/01/2012).

O que pretendo é levar a cada um a refletir sobre seu valor no Reino de Deus e para Deus, visando maior comprometimento para com Deus e Sua obra. Porque nós somos chamados por Deus e não voluntários na obra. Temos que ser mais perseverantes, pois quando a Palavra de Deus é implantada em nossos corações e na medida em que crescemos na fé, a perseverança também aumenta.  A Bíblia diz que as nossas vidas se tornam gradualmente mais iluminadas e belas à medida que Deus entra em nossas vidas. (2Corinthios 3:18)diz “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito”.  Nem todos gostam de mudanças em suas rotinas, seja no trabalho, seja em casa, seja nas finanças etc. Mas mudar é necessário.  O Pastor Geazi,  nos tem alertado para um ano difícil em 2012.  Mudanças são necessárias, para melhor avaliarmos as coisas e observamos o que fazemos por outro ângulo ou sob outra ótica.

O povo de Israel vinha caindo no pecado desde os tempos de Jeroboão, caminhando para um abismo moral e religioso ou espiritual. Desde Jeroboão todos os reis se esmeravam em fazer pior do que seu antecessor, como se Deus não existisse. Parece incrível, mas era a verdade: estes reis não tomavam conhecimento das leis divinas e só se inclinavam para os ídolos dos cananeus.  Idolatria é o pecado que mais ofende a santidade de Deus! O reino de Acabe representa o mais alto grau de avanço político, mas também representa o  mais baixo grau na espiritualidade, mergulhando na idolatria.   

O  israelita Acabe se casou com uma princesa sidônia, Jezabel, idólatra, que não era israelita e que exerceu influencia negativa e domínio religioso sobre seu marido, o rei Acabe e sobre seu povo Israel.   Israel mergulhou na idolatria sob o reinado liberal de Acabe, influenciado nefastamente   por Jezabel, que levou o povo a adorar a Baal e outros ídolos!

Pouco conhecemos da vida de Elias antes de Deus usá-lo como profeta.  Sabemos que Elias era contemporâneo de Acabe, Acazias e Jeosafá,( reino dividido de Israel e Judá)  e estava muito bem, tranquilo em sua terra, Tesbe, em Gileade, ao  leste da Palestina e Deus o enviou para levar uma Palavra dura ao rei Acabe: “não vai chover!”. “Juro pelo nome do Senhor, o Deus de Israel, a quem  sirvo, que não cairá orvalho nem chuva nos anos seguintes, exceto mediante a minha palavra”. A chegada da seca indignou Jezabel  pois, primeiro, seus  “profetas” não conseguiam desfazer o que Deus estava fazendo e que era anunciado por Elias; segundo, ela não conseguia encontrar Elias para matá-lo . Como vingança, Jezabel mandou matar os profetas de Jeová: “Jezabel estava exterminando os profetas do Senhor...” (1 Reis  18.4).Deus é tremendo!  Ironicamente, Deus colocou no Palácio real um de seus servos, Obadias, como mordomo de confiança do casal Acabe e Jezabel: “Por isso Obadias reuniu cem profetas e os escondeu em duas cavernas, cinqüenta em cada uma, e lhes forneceu comida e água”(1Reis 18.4b).   Deus é tremendo; por isso.

DEUS E O SENHOR DA NATUREZA: Deus mandou aviso ao rei pelo profeta Elias, cujo cumprimento da Palavra desagradou ao rei Acabe e sua esposa Jezabel: Não vai chover durante longo tempo! Por isso Deus mandou que Elias se escondesse deles no meio do mato às margens do riacho de Querite para que não morresse nas mãos de Jezabel, nem de fome nem de sede. O servo de Deus precisa ser obediente e vigilante: ”Depois disso a palavra do Senhor veio a Elias: Saia daqui, vá para o leste e esconda-se perto do riacho de Quirite, a leste do Jordão. Você beberá do riacho, e dei ordens aos corvos para o alimentarem  lá”(VS. 2 a 4). Deus criou o homem e tem autoridade para lhe dar ordens, que deve obediência a Deus! “Esconda-se de Jezabel! Vá para o mato! Eu estou com você!. “E ele fez o que o Senhor lhe tinha dito. Foi para o riacho de Querite, a leste do Jordão. E ficou lá” (v.5). Deus criou o mundo animal, entre eles os corvos. Deus tem autoridade para dar ordens aos corvos transportarem pão e carne a seu servo, o profeta! “Os corvos lhe traziam pão e carne de manha e de tarde, e ele bebia água do riacho”(v.6). 

DEUS E O SENHOR DA RAÇA HUMANA: O Senhor Jesus, no Sermão do Monte, disse que “...Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos” (Mateus 5.45). Deus deu ordem  a Elias para que se mudasse para Serepta, cidade litorânea do Mar Mediterrâneo, entre Tiro e Sidom, na Fenícia, uma caminhada de cerca de oito dias de viagem a pé: “Deus cuidou até aqui! O que Ele quer de mim agora!” poderia ter pensado.   

  O riacho se secou, mas o Senhor estava cuidando de Elias: “Algum tempo depois, o riacho secou-se  por falta de chuva. Então a palavra do Senhor veio a Elias: Vá imediatamente para a cidade de Sarepta  de Sidom e fique pó lá. Ordenei a uma viúva daquele lugar que lhe forneça comida” (v.7 – 9). Deveria existir muitas viúvas ricas naquele tempo, talvez fazendeiras, comerciantes. Quem Deus mandaria para suprir e hospedar o profeta? Uma pobre viúva! Deus é o Deus dos impossíveis! “Ordenei a uma viúva daquele lugar que lhe forneça comida”(v. 9b). Quando Elias chegou à porta da cidade, uma viúva pobre estava catando uns gravetos para preparar sua ultima refeição e, depois, esperar a morte: “Quando chegou à porta da cidade, encontrou uma viúva que estava colhendo gravetos”(v.10).  

    Elias lhe pediu água: “Ele a chamou e pergunto: Pode me trazer um pouco d’água numa jarra para eu beber”(v. 10b). 

 Quando a mulher foi buscar a água, Elias pediu que lhe trouxesse pão: “Enquanto ela ia buscar água, ele gritou: Por favor, traga também um pedaço de pão” (V. 11). A viúva pobre justificou que não tinha pão em casa: “Mas ela respondeu: Juro pelo nome do Senhor, o teu Deus, que não tenho nenhum pedaço de pão; só um punhado de farinha num jarro e um pouco de azeite numa botija. Estou colhendo uns dois gravetos para levar para casa e preparar uma refeição para mim e para meu filho, para que a comamos e depois morramos”(v. 12).                                     

 Uma xícara de farinha e algumas colheres de azeite nas mãos de Deus são suficiente para sustentar uma família e os que a procuram: “Elias, porem, lhe disse: Não tenha medo. Vá para casa e faça o que disse. Mas primeiro faça um pequeno bolo com o que você tem e traga para mim, e depois faça algo para você e para o seu filho”.

Não era arrogância do profeta nem atitude de humilhação à pobre viúva: Elias era portador de uma Palavra do Senhor para ela: “Pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: A farinha na vasilha não se acabará e o azeite na botija não se secará até o dia em que o Senhor fizer chover sobre a terra”(v. 14). O que era para Jesus alimentar mais de quinze mil pessoas (cinco mil homens, fora mulheres e crianças)? Era o mesmo Deus que havia alimentado povo de Israel de cerca de três milhões de pessoas no deserto por muitos anos com o Maná, carne e água brotada da rocha no deserto! O que vocês tem para saciar o povo? Nada!  Ou, “Cinco  pães e dois peixinhos...Mas o que é isso para uma multidão dessa?”.  Para quem não tem fé, é pouco ou quase nada! Para que tem fé, e coloca o que tem nas mãos de Deus, é o suficiente!  A mulher obedeceu e Deus supriu suas necessidades por muito tempo:   “Ela foi e fez conforme Elias lhe dissera. E aconteceu que a comida durou muito tempo, para Elias e para a mulher e sua família. Pois a farinha na vasilha não se acabou e o azeite na botija não se secou, conforme a palavra do Senhor proferiu por Elias”(VS. 15 e 16)

DEUS E O SENHOR DA HISTORIA HUMANA: Elias ainda estava como fugitivo da ira de Jezabel. Deus ainda o usaria para provar a Acabe Quem era o verdadeiro Deus e que Elias era Seu servo! Antes, porem, Deus queria provar Seu poder e que Elias era Seu servo.                            O filho único da viúva adoeceu e morreu rapidamente: “Algum tempo depois o filho da mulher, dona da casa, ficou doente, foi piorando e finalmente parou de respirar. E a mulher reclamou a Elias: Que foi que eu te fiz, ó homem de Deus? Vieste para lembrar-me do  meu pecado e matar o meu filho?”(VS. 17-18).                                                                                             O profeta intercedeu diante de Deus e Deus honrou sua fé: “Dê-me o seu filho, respondeu Elias. Ele o apanhou dos braços dela, levou-o para o quarto de cima onde estava hospedado, e o pôs na cama. Então clamou ao Senhor: Ó Senhor, meu Deus, trouxeste também desgraça sobre esta viúva, com quem estou hospedado, fazendo morrer o seu filho? Então ele se deitou sobre o menino três vezes e clamou ao Senhor: Ó Senhor, meu Deus faze voltar à vida a este menino! O Senhor ouviu o clamor de Elias, e a vida voltou ao menino, e ele viveu. Então Elias levou o menino para baixo, entregou-o à mãe e disse: Veja, seu filho está vivo!” (VS 19 a 23). A presença do homem de Deus na casa daquela viúva é para nós hoje atestado de que Deus faz milagres para mudar a história de uma família e de um povo:   “Então a mulher disse a Elias: Agora sei que tu és um homem de Deus e que a palavra do Senhor, vinda da tua boca é a verdade” (v. 24).   

Concluindo, irmãos, a Igreja é do Senhor Jesus! Ele é o Senhor da Igreja!

Nós somos Seus servos para pregar o Evangelho, expandir o Seu Reino através de vidas alcançadas com o Evangelho! Cada um de nós foi chamado não apenas para gozar das delicias do céu, nem para fugir dos  horrores do inferno, mas para servir a Deus, ao Senhor Jesus, no Poder do Espírito Santo, na expansão de Seu Reino. Deus chamou a mim e a você para sermos bênçãos nas mãos d’Ele na edificação da Igreja e na expansão do Reino de Deus na terra. Se for necessário que Deus faça milagres, vamos crer que Ele o fará.                                                  Não se omita! Participe ativamente! Não reclame da falta de oportunidades: procure seu espaço na Igreja! Invista sua vida no Reino de Deus e o retorno será de bênçãos!  

 Oração:  Ó Deus, ajuda-nos a viver a Tua Palavra, Tuas promessas de fé e coragem!  Que elas  estejam sempre na nossa mente e coração, para vencermos nossas lutas, sem desanimar, sendo perseverantes até o fim. Em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, amém.

Que Deus assim nos abençoe.

Obs:  Acabe e Josafá, reis de Israel e Judá respectivamente, e Acazias era filho de Acabe com Jezabel, que foi herdeiro do trono, e foi mau aos olhos do Senhor.”Esta divisão do reino de Israel se deu talvez por conta que Roboão filho Salomão, sentisse, já, algum declínio na lealdade daquelas tribos, ao planejar sua coroação ali visando a angariar simpatia e a lealdade daquela grande parte do povo que, aliás sempre foi difícil comportamento. Entendemos que a divisão do reino de Israel se deu devido ao afastamento que os seus lideres tiveram de Deus; ser prudente na tomada de decisões; tomar a atitudes de não se deixar corromper pelos padrões do mundo, e submeter a vida ao domínio do Senhor”.                                                                            (Texto de 1 Reis 12:1 a 14:31 e 2 Crônicas 10:1 a 12:16)

 

Fontes:

A Dolorosa Verdade. No Cenáculo, Editora Cedro, Janeiro/Fevereiro 2012, p.30.

-  Deus Usa seus Servos para Mudar a História. O FAROL - Órgão Informativo da Igreja Evangélica de Vila Yara, Osasco – Ano 24 – nº 1220 – Março 2011.